Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / 2019 / FACEAL divulga Relatório Anual de Informações 2018

FACEAL divulga Relatório Anual de Informações 2018

por comunicacao publicado 26/04/2019 10h31, última modificação 26/04/2019 10h33

Com o objetivo de levar aos participantes e beneficiários dos planos previdenciários informações sobre os principais números e realizações da Fundação Ceal de Assistência Social e Previdência, assim como os acontecimentos mais relevantes do ano de 2018, a FACEAL publicou no seu Portal Institucional o Relatório Anual de Informações 2018 (RAI 2018). O documento apresenta, em síntese, a gestão da Fundação e está disponível para todos por meio do site: www.faceal.com.br.

No RAI 2018, serão encontradas informações sobre a gestão dos planos previdenciais (PBD e PCD) e administrativo (PGA), com destaque para os balanços patrimoniais, demonstrações financeiras e atuariais, notas explicativas, composição e resultados dos investimentos, rentabilidades alcançadas e políticas de investimentos adotadas em cada plano. No caso específico do Plano BD, são também abordados aspectos atinentes ao superávit e às hipóteses atuarias. Quanto ao Plano de Gestão Administrativa, apresenta-se o que há de mais relevante quanto à evolução e representatividade das despesas que se fizeram necessárias à administração dos planos previdenciais.

O ano de 2018 foi bastante desafiador para as Entidades Fechadas de Previdência Complementar. A explosão da volatilidade dos ativos externos em fevereiro, a greve dos caminhoneiros no Brasil em maio, e a forte queda das ações globais nos últimos trimestres do ano, além de uma eleição presidencial incerta no Brasil, trouxeram prejuízos para as Fundações.

Com isso, a FACEAL não conseguiu atingir as metas anuais estabelecidas para os Planos BD e CD, porém, mesmo assim, vem cumprindo a sua missão, uma vez que a rentabilidade apurada no mês de dezembro/2018, para o Plano CD e período de 01/01/2009 a 31/12/2018, as rentabilidades com base em 100% do CDI e taxa Selic foram, respectivamente, 163,80% e 165,05%, com a meta do Plano CD em 184,84%. Nesse mesmo período, a rentabilidade obtida no Plano CD foi de 183,01%, ou seja, 99,01% da meta para o período.

Todos os participantes da FACEAL também podem consultar o RAI 2018 na versão resumida, por meio do mesmo site.

Mais uma vez a FACEAL age com ética, responsabilidade, respeito aos participantes e, sobretudo, transparência