Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / 2018 / Faceal: 43 anos cuidando do futuro das pessoas

Faceal: 43 anos cuidando do futuro das pessoas

Acessar


Acessar


Acessar


Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / 2018 / Faceal: 43 anos cuidando do futuro das pessoas
por comunicacao publicado 10/10/2018 14h51, última modificação 10/10/2018 14h51

 

 

Neste dia 10 de outubro, a Fundação Ceal de Assistência Social e Previdência - FACEAL completa 43 anos de história, história essa marcada por conquistas e pelo sucesso na gestão de investimentos. Ao longo de mais de quatro décadas, a FACEAL cumpriu bem o seu papel e vem proporcionando uma aposentadoria digna e confortável aos seus participantes, àqueles que confiaram à Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC) o seu futuro.

Ricardo Melo, o presidente da Fundação, ressalta as conquistas recentes e diz que a Entidade chega aos 43 anos muito bem. “No geral, a rentabilidade do nosso Plano CD está na média alcançada pelas Fundações, e até um pouco acima da atingida pelas Entidades do mesmo porte da FACEAL. Já o Plano BD, é extremamente superavitário e nós estamos lutando para destinar parte desse superávit, que é o anseio dos participantes desse Plano”, declarou.

Além da rentabilidade positiva, a FACEAL conseguiu aprovar ajustes no regulamento do Plano BD, imprescindível para a destinação de parte do superávit. Após uma pendência de vários anos, conseguiu igualmente a aprovação, pela PREVIC, do novo Estatuto da Fundação. “A Fundação também fez adesão tanto ao Código de Autorregulação como ao Código de Ética da ABRAPP, o que dá maior transparência a nossas ações”, destacou Ricardo Melo.

Para o presidente do Conselho Deliberativo Edson Lima, é uma vitória e uma grande a alegria ver a Fundação completando esses 43 anos de história. Edson destacou o sucesso dos Planos BD e CD: “Hoje o Plano de Benefício Definido é superavitário e quase que a totalidade dos empregados da patrocinadora aderiram ao Plano de Contribuição Definida. A Fundação está bem gerida pelos órgãos estatutários e garante o recebimento de todos os proventos daqueles que se aposentam”, enfatizou.

A Fundação administra os recursos de centenas de participantes e paga o complemento da aposentadoria de vários assistidos e pensionistas que, de outra forma, dependeriam apenas da previdência social. Proporcionar um futuro para essas pessoas é o grande orgulho da nossa FACEAL.

 

HISTÓRIA

 

A FACEAL é a EFPC que garante a complementação financeira à aposentadoria dos empregados da Companhia Energética de Alagoas (Ceal), hoje Eletrobras Distribuição Alagoas, e da própria Fundação.

Instituída em 10 de outubro de 1975 com personalidade jurídica de direito privado e sem fins lucrativos, tendo como patrocinadora instituidora a Ceal, a Fundação tem autonomia administrativa e financeira e sua finalidade é constituir reservas financeiras que garantam o benefício de caráter complementar ao regime geral de previdência social.

O primeiro Estatuto da Fundação foi aprovado pelo Ministério Público em 29 de janeiro de 1976. Desde então, muitos acontecimentos marcaram a vida da instituição. A FACEAL passou por uma intervenção federal em 1993, superou a crise e desde o ano 2000 opera com saldo superavitário.

Em 08 de agosto de 2002, o segundo Estatuto foi aprovado pela Secretaria da Previdência Complementar (SPC) para a Fundação. O atual Estatuto foi aprovado pela PREVIC, por meio da Portaria 260, de 10/06/2016, publicada no Diário Oficial da União no dia 13/06/2016.