Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / 2014 / Nota de Esclarecimento Atena Tecnologia

Nota de Esclarecimento Atena Tecnologia

Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / 2014 / Nota de Esclarecimento Atena Tecnologia
por anapaulaferreira publicado 23/06/2016 04h22, última modificação 06/10/2014 11h55
Resposta à Nota Publicada pelo Sindicato dos Urbanitários de Alagoas

Prezados Senhores,


Em atenção à Nota de Repúdio, enviada por meio eletrônico no dia 01 de outubro p.p., com referência a supostas irregularidades praticadas no âmbito do pleito eleitoral da Fundação Ceal de Assistência e Previdência Social - FACEAL, cumpre exigir RETRATAÇÃO por parte das entidades associativas signatárias do referido documento, a saber ANAPAR – Associação Nacional dos Participantes dos Fundos de Pensão, FNU - Federação Nacional dos Urbanitários e Sindicato dos Urbanitários de Alagoas, no tocante às infundadas e levianas alegações que dirigem à Atena Soluções Ltda. (“Atena”), no que concerne ao sistema contratado por aquela entidade fechada de previdência complementar para viabilizar o procedimento de eleição dos seus representantes estatutários (Item 5 da Nota de Repúdio).

Consta do dito documento que a lisura do processo de eleição a ser realizado estaria em risco, dentre outros motivos, por se realizar de forma eletrônica, com o uso de sistema contratado junto à Atena, “que fornece o sistema de gerenciamento e informação da Fundação, portanto, sujeita a influência de dirigentes como o Presidente do CD que é candidato, conforme acima, destacando-se que o sistema que já é fornecido apresenta falhas quando esta repetindo valores de pagamento aos participantes mês a mês”.

Cumpre esclarecer que o sistema para o processo de eleições contratado pela Faceal  Sistema de Eleições é diverso daquele utilizado pela referida entidade para gerenciamento do plano de benefícios Atenaprev.Net, não havendo qualquer interface entre os ambientes eletrônicos nos quais os sistemas são operados.

Ademais, o sistema contratado para eleições já fora objeto de avaliação por empresas de auditoria de renome, e utilizado em diversas entidades de previdência complementar, para a mesma finalidade para a qual se destinará da Faceal - isto é, para colheita dos votos válidos dos participantes e assistidos desta entidade, para fins de escolha de seus representantes estatutários.

Tratando-se de empresa autônoma, que não guarda qualquer ligação pessoal, parental ou societária com a Faceal ou de seus dirigentes, a Atena assegura a inexistência de qualquer ingerência ou manipulação no uso do sistema ou no cômputo dos resultados, decorrentes do processo de eleição realizado por meio do seu Sistema de  Eleições.

Importa esclarecer que, independentemente de qualquer documento assinado pela Atena, esta sempre pautou e continuará a pautar suas ações em total conformidade com os mais rigorosos preceitos éticos organizacionais e pessoais. Seus sócios e funcionários são constantemente orientados a observarem todos os compromissos assumidos pela Atena, bem como as normas legais vigentes aplicáveis.

Por fim, a Atena informa que desconhece qualquer ocorrência de duplicidade de valores de pagamentos aos participantes de planos administrados pela FACEAL – como afirmado na Nota de Repúdio – e que, até o momento não foi procurada por qualquer representante das entidades signatárias da Nota de Repúdio para prestar esclarecimentos sobre os sistemas contratados pela Faceal, o que demonstra a completa desarrazoabilidade da afirmação de que “ninguém conhece” os mencionados sistemas. Não obstante, a empresa permanece à disposição para suprir as eventuais dúvidas existentes por V.Sas..

Diante da iminência de prejuízos à sua imagem e confiabilidade no mercado – especialmente o da previdência complementar em que atua – a Atena vem exigir RETRATAÇÃO das entidades associativas destinatárias da presente correspondência, sob pena de adoção das medidas judiciais cabíveis. 

Sem mais, subscrevemo-nos.


Atenciosamente,


Atena Soluções Ltda.
Luzimar Elisa Azevedo dos Santos
Diretora Executiva