Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / 2010 / 2° bimestre / Fundação se reúne com participantes

Fundação se reúne com participantes

Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / 2010 / 2° bimestre / Fundação se reúne com participantes
por selma.santos publicado 23/06/2016 04h21, última modificação 18/05/2010 14h33

A Diretoria da Faceal iniciou, no dia 8 de março, mais uma série de visitas às unidades da Ceal. A primeira ocorreu na subestação Pinheiro, e reuniu cerca de 50 participantes e os diretores Administrativo-financeiro, João Rodrigues, e de Seguridade, Marcos Cotrim, além dos conselheiros deliberativos, Nestor Silva e  Maryland Santos.
Após percorrer as instalações da subestação e de conversar informalmente com alguns dos participantes da Fundação, os diretores fizeram uma explanação sobre assuntos de interesse de todos. O diretor João Rodrigues iniciou destacando a importância de encontros dessa natureza para fortalecer o vínculo entre os participantes e representantes da entidade. “Vocês é que são os verdadeiros donos da Faceal, este é um dos principais motivos para que estejam sempre acompanhando tudo o que acontece na nossa Fundação”, falou o diretor.
Entre os tópicos abordados por ele, merece destaque a excelente rentabilidade anual obtida pelo Plano CD, 24,2%, superando a expectativa para um ano pós-crise econômica. “Esse índice é fruto de um trabalho duro da diretoria da Fundação, sempre preocupada em cuidar bem do patrimônio de seus participantes”, esclareceu. De acordo com os dados apresentados pelo diretor, a rentabilidade do Plano BD também foi muito boa, 16,58%, o que permitiu fosse acumulado cerca de R$ 66 milhões de superávit técnico.
O acompanhamento individual dos extratos trimestrais enviados aos participantes com sua reserva matemática, bem como a situação dos novos aposentados da Ceal foram pontos relevantes abordados pelo diretor. “Todos devemos ter consciência da poupança que estamos fazendo para garantir nosso futuro. Ela deve ser acompanhada sempre com a maior atenção. Devem ser observados os índices, o quanto de rentabilidade cada um teve em determinado período, para um bom planejamento da aposentadoria”.  Tudo deve ser bem pensado para garantir a segurança que tanto desejamos”, acrescentou.
O último ponto tratado foi sobre o empréstimo que pode ser concedido pela Faceal aos seus participantes. Ele alertou para os altos juros cobrados pelas financeiras e detalhou de forma bem didática como é fácil e seguro, num momento de necessidade do participante, obter empréstimos junto à Fundação, uma vez que ela cobra um dos menores juros do país, 0,5% ao mês. “Uma taxa dessa não se encontra em lugar algum. Já que temos uma entidade que nos dá segurança e pode colaborar para nosso equilíbrio financeiro sem cobrar valores absurdos encontrados no mercado, melhor recorrer a ela”, encerrou.
Logo após as explicações de João Rodrigues, o diretor Marcos Cotrim respondeu questões solicitadas pelos participantes a respeito das aposentadorias e outros assuntos.
Outros escritórios da Ceal como Subestações Tabuleiro e Central já foram visitadas, porém, as visitas da diretoria da Fundação vão continuar até que todas as unidades da Ceal no Estado sejam visitadas.