Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / 2010 / 2° bimestre / Faceal oferece alternativas para participantes que se desligam da patrocinadora

Faceal oferece alternativas para participantes que se desligam da patrocinadora

Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / 2010 / 2° bimestre / Faceal oferece alternativas para participantes que se desligam da patrocinadora
por selma.santos publicado 23/06/2016 04h21, última modificação 18/05/2010 11h37

O encerramento do vínculo de trabalho de um Participante com o Patrocinador não significa o fim de tudo. A Fundação existe e está pronta para oferecer as melhores alternativas para a utilização da reserva matemática acumulada ao longo dos anos. Quem decide é você participante.
Dentre as opções no momento do desligamento temos: o autopatrocínio, o benefício proporcional diferido e o recebimento do benefício em forma de renda mensal.
O autopatrocínio é um instituto previsto em lei. Com essa escolha, o participante assume o compromisso de pagar a sua contribuição e a que deveria ser realizada pelo Patrocinador.
Nesse caso, o salário de contribuição pode ser reduzido em até 50%. Dessa maneira, poderá ser mantido o valor da contribuição aproximado ao que o participante vinha pagando na atividade. É uma boa opção para aqueles que ainda não cumpriram todos os requisitos ou não se decidiram por se aposentar.
Outra possibilidade para o participante é o benefício proporcional diferido (BPD), que é a opção por permanecer como participante, sem a obrigação de realizar  contribuições. Se essa for a decisão do participante, deverão ser cumpridas algumas condições como: ter idade não superior a 55 anos; ter 36 meses de filiação ao Plano de Benefícios e pagar, mensalmente, a taxa de 0,084% sobre o montante da reserva matemática, para cobrir as despesas administrativas.
Quanto ao recebimento do benefício, o participante também precisa ter se desligado do patrocinador, ter 180 meses de vínculo de trabalho com o patrocinador, ter 60 contribuições mensais pagas e idade igual ou superior a 60 anos completos. A idade pode ser reduzida para 55 anos, pois o valor do benefício é calculado com base no montante acumulado da reserva matemática.
Veja acima, como exemplo, um cálculo de benefício de participante que se desligou do patrocinador: