Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / 2009 / 5º Bimestre / Realizada na Faceal a primeira reunião entre diretores financeiros de Fundos de Pensão do Nordeste

Realizada na Faceal a primeira reunião entre diretores financeiros de Fundos de Pensão do Nordeste

Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / 2009 / 5º Bimestre / Realizada na Faceal a primeira reunião entre diretores financeiros de Fundos de Pensão do Nordeste
por selma.santos publicado 23/06/2016 04h21, última modificação 14/09/2009 17h20

A primeira reunião entre diretores financeiros de entidades fechadas de previdência complementar do Nordeste ocorreu no dia 11 de setembro, na sede da Faceal. O encontro permitiu um maior entrosamento entre os representantes das entidades presentes, além de intercambiar experiências e aperfeiçoar práticas salutares de recursos dos trabalhadores.

A reunião foi proposta, originalmente, pelo diretor administrativo-financeiro da Faceal, João Rodrigues de Oliveira Neto, juntamente com o diretor Carlos Araújo, da Fabasa, visando ampliar a discussão de como as entidades estão trabalhando com a atual conjuntura financeira. “Tivemos a oportunidade de trocar experiências e discutir o futuro das nossas entidades, uma vez que elas representam segurança e tranquilidade para uma aposentadoria mais digna de nossos participantes”, destacou Rodrigues.

Dando início aos trabalhos, o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Doutor em Economia pela Universidade de Córdoba, Cícero Péricles, explanou sobre a economia brasileira no pós-crise mundial. “Mesmo com todos os contratempos causados no setor financeiro mundial, o Brasil não sentiu tanto o impacto da crise, a exemplo de outros países com economias maiores”, esclareceu Péricles.

Para o diretor administrativo-financeiro da Funcasal, entidade dos empregados da Companhia de Saneamento de Alagoas, Pedro Macedo, encontros como estes servem para abrir mais um canal de comunicação entre os representantes do setor, principalmente na região. “É muito salutar trocar informações com nossas coirmãs, verificar quais ações estão dando certo e favorecendo bons resultados. Essa troca de experiências vale muito para todos nós”, acrescentou o diretor. Enfatizando a importância do evento, o diretor da Fabasa, Carlos Araújo, parabenizou a Faceal pela iniciativa da reunião e destacou o interesse de ampliar o encontro e, em breve, criar um fórum de entidades fechadas de previdência complementar do Nordeste. “Esta reunião pode ser o início de algo maior, onde todas as fundações da região poderão discutir temas da área contábil e de investimentos”, ressaltou Carlos, acrescentando que a semente da idéia já foi plantada e será bem cultivada por todos os que participaram deste primeiro encontro.

A reunião foi prestigiada por diretores financeiros de fundações da Paraíba (Funasa), Bahia (Bases e Fabasa), Sergipe (Sergus), Piauí (Facepi) e Alagoas (Funcasal e Faceal). Na oportunidade, foram abordados entre outros temas, Política de Investimento, Taxa de Administração, Perfil de Investimento para Participante e Administração de Recursos Financeiros.