Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / 2008 / 6º Bimestre / SOB CONTROLE

SOB CONTROLE

Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / 2008 / 6º Bimestre / SOB CONTROLE
por admin publicado 23/06/2016 04h21, última modificação 07/01/2009 00h00
É hora de planejar seu 2009
Mais um ano chega ao fim. É normalmente nessa época que começamos a pensar em tudo o que não conseguimos fazer no ano que passou - seja por falta de tempo, dinheiro ou disposição - mas que pretendemos realizar no ano que entra. E daí surge a famosa “listinha” de projetos para o novo ano: começar a fazer ginástica; viajar para o exterior; trocar de carro; iniciar uma pós-graduação etc.
Em poucos instantes, são descritas dezenas de metas que dificilmente sairão do papel. Mas por que isso sempre acontece?
A resposta é simples: falta de planejamento. Definir suas metas ao longo de um ano inteiro não poderia ser tão fácil como elaborar uma lista de afazeres do dia. Uma coisa é identificar nossas necessidades e desejos, outra é encontrar a melhor forma para torná-los realidade. Por isso, tome algumas medidas para não passar mais um ano em branco (ou no vermelho).
Comece pelo mais simples, e que deve ser feito até mesmo com sua lista de afazeres: priorize. O que é mais importante para você, trocar de carro ou iniciar seu curso de pós-graduação? Lembre-se que o investimento de ambos é bem elevado e você pode ser forçado a fazer uma escolha, então pense melhor sobre cada uma delas.
Planeje-se financeiramente. Provavelmente, a maior parte de suas metas irá envolver gastos e investimentos. Então é preciso saber se você poderá arcar com todas, ou caso tenha que escolher entre elas, quanto você deverá economizar mensalmente para trocar de carro no final do ano ou dar a entrada da sua casa própria. Nada que uma boa planilha eletrônica não lhe ajude a visualizar.
Planeje seu tempo. Pense melhor em quando tirar suas férias, se vai e para onde vai viajar, se vai ter tempo para fazer aquele curso de língua estrangeira, ir à academia três vezes por semana e sair com os amigos para uma cervejinha.
Revise sua lista no meio do ano e veja quais metas você já alcançou e quais ainda não foram atingidas. Refaça seus planos, mude as prioridades e, se preciso, elimine itens. Faça o mesmo no fim do ano e tente descobrir porque alguns objetivos não foram atingidos, assim terá mais chance de alcançá-los no ano seguinte.
Lembre-se, o ano que se inicia pode estar repleto de projetos pessoais em potencial e só depende de você gerenciá-los com eficiência para garantir o sucesso de cada um deles.

* Fonte: www.universogp.com