Gestão Patrimonial
Visando estabelecer uma Gestão Patrimonial segura e que possibilite o controle sistematizado de bens, a FACEAL adquiriu, em junho deste ano, um novo software de Controle Patrimonial.
O sistema fornecido pela empresa Data Cempro Informática, do Rio Grande do Sul, vai suprir a carência de informações observada no setor de contabilidade, além de ajudar na elaboração dos seus relatórios contábeis. O novo software foi adquirido após detalhada análise de custo/benefício e veio somar com os avanços da área de Controles Internos da Instituição.
“Nosso maior objetivo é estabelecer uma interação entre o Sistema Patrimonial e a área contábil. Agora, todos os bens pertencentes à FACEAL serão cadastrados e identificados por etiquetas personalizadas com códigos de barra. No próximo mês, estaremos iniciando a catalogação dos materiais e a elaboração de um inventário. Logo após, essas informações serão transportadas para o sistema de patrimônio que fará o controle dos bens da Fundação sem gerar custos fixos mensais”, explica o coordenador de Controles Internos, Oscar Garcia-Agreda.
Essas medidas vão permitir que a FACEAL tenha uma Gestão Patrimonial adequada e que seus colaboradores zelem ainda mais pelo patrimônio da Entidade. “A questão da depreciação também será controlada item a item. Cada colaborador receberá uma lista com os materiais que ficarão disponíveis na sua sala e ele será o único responsável por esses itens. Qualquer dano que venha a acontecer com o material terá que ser registrado no inventário”, acrescenta Garcia-Agreda.
Treinamento
Para apresentar o sistema e capacitar os colaboradores que farão uso dele, a FACEAL realizou um treinamento via conexão remota, onde os consultores da Data Cempro Informática se conectaram a uma estação de trabalho da Fundação e apresentaram todo o sistema através do computador.
“O treinamento foi mais uma inovação da FACEAL. Toda a apresentação aconteceu pelo Skype, programa gratuito que permite realizarmos chamadas para qualquer lugar do mundo em apenas alguns minutos. Lá do Rio Grande do Sul, o Técnico de Suporte, Rogério Parada, assumiu a máquina da Fundação e passou todas as informações via internet. Podemos dizer que foi um treinamento econômico, 100% digital e em tempo real”, conclui o coordenador.
A parte operacional do novo sistema já foi implantada, mas sua utilização só será possível após a conclusão do levantamento e cadastro de todos os bens pertencentes a cada setor da Fundação, que está prevista para o mês de outubro.