Fundos de Pensão em foco
Temas referentes à governança corporativa e à gestão de investimentos nas Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs) foram os que mais chamaram a atenção do Coordenador de Controles Internos da FACEAL, Oscar Garcia-Agreda, durante o Fórum Investimentos dos Fundos de Pensão. O evento aconteceu na Fundação Bandepe de Previdência Social (BANDEPREV), no dia 5 de outubro, em Recife, e recebeu dirigentes, conselheiros, controllers, contadores e gerentes de investimentos das EFPCs de todo o Nordeste para discutir temas pertinentes ao universo dos Fundos de Pensão.
Sabendo da importância do evento, a FACEAL viabilizou a participação do seu coordenador de Controles Internos com o intuito de aprofundar os conhecimentos desse setor na área de investimentos. Garcia-Agreda acompanhou palestras sobre critérios de gestão, governança e sustentabilidade, assim como conhecer melhor a Resolução que trata dos investimentos.
“Nosso maior interesse no evento foi aprofundar os conhecimentos sobre a Resolução CMN 3.456/2007 e suas recentes alterações, que introduziram novas possibilidades de investimento dando mais liberdade aos investidores. Com essas mudanças, consequentemente, os riscos operacionais tendem a aumentar e o setor de Controles Internos precisa tomar conhecimento para dar a devida atenção a isso”, destacou Garcia-Agreda.
“Nosso foco são os riscos operacionais internos derivados dos investimentos da Fundação. Temos que controlar a rotina dos procedimentos dentro da FACEAL, pois as empresas gestoras dos nossos Fundos já controlam os procedimentos externos”, acrescentou o coordenador.
O representante da Fundação nesse evento também explicou que a Resolução referente aos investimentos determinou novos controles e obrigações e a coordenação precisava tomar ciência das regras atuais para introduzi-las no Manual de Controles Internos da FACEAL, que está sob observação da Diretoria Adminstrativa-Financeira e, em breve, será implementado.
O Fórum
O evento realizado pela Associação Nacional dos Contabilistas das Entidades de Previdência (ANCEP) foi divido em quatro palestras de acordo com os diferentes temas abordados. A cerimônia de abertura ficou por conta do Presidente da ANCEP, Roque Muniz de Andrade, que deu início ao ciclo de palestras e debates tratando não só de governança corporativa e gestão de investimentos, mas de temas como Controle Fiduciário e Plataformas Eletrônicas de Negociação.
“O evento foi muito válido para a coordenação de Controles Internos, pois pudemos ficar por dentro de muitos processos relacionados a gestão de investimentos de uma EFPC. Eventos como esse contribuem para a atualização profissional, o ganho de novos conhecimentos e a troca de experiências. Fiquei muito satisfeito com o que foi apresentado”, concluiu Oscar Garcia-Agreda.
* Este texto é fruto das atividades de estágio da estudante de jornalismo Manuela Pedrosa. Sua produção foi supervisionada pela jornalista Clarissa Veiga.