You are here: Home Comunicação Notícias 2005 4º Trimestre Aposentado se realiza como artista plástico
Navigation
Related terms
Log in
Usuário  
Senha  
Forgot your password?
 
Document Actions

Aposentado se realiza como artista plástico

Images
Z:\Josineide\fotos - intranet\josué06.jpg Z:\Josineide\fotos - intranet\josué06.jpg
Z:\Josineide\fotos - intranet\josué08.jpg Z:\Josineide\fotos - intranet\josué08.jpg
Volumetria, figuras geométricas e cubos, esses são os elementos principais do trabalho do artista plástico e funcionário aposentado da Ceal Josué Soares.

“A inspiração vem a todo o momento, pois vejo formas em todos os lugares e primo sempre pela originalidade”, diz o artista plástico e aposentado da Ceal Josué Soares, que participou da criação da Faceal e hoje, aos 61 anos é também um assistido e sócio-fundador da instituição. Como forma de homenagear os 30 anos da Fundação, ele contou um pouco de sua trajetória durante o tempo em que foi servidor até o presente momento como reconhecido artista plástico no Estado. 
O objetivo de J. Soares é de não se influenciar por nenhuma corrente artística, para isso ele utiliza figuras geométricas em suas obras e consegue causar as mais diversas sensações nas pessoas que apreciam seu trabalho. Na verdade ele é um autodidata, pois nunca freqüentou escolas de estética da arte, no entanto, afirma que quando criança observava de forma especial os trabalhos de dois alagoanos: Zezumba e Eurico Maciel.  
Durante 35 anos, J. Soares foi servidor da Ceal onde começou como Mensageiro, Técnico de Recursos Humanos, Chefe da Seção de Treinamento e logo em seguida, como Desenhista e Eletrotécnico. Porém, foi por intermédio do senhor Aldo Novaes, através do trabalho desenvolvido do Plano de Incentivo a Aposentadoria (PIA), que Josué foi levado a buscar novas alternativas de vida. Ele buscou e conseguiu completa realização como artista plástico.
Foi também professor da Escola Técnica Federal de Alagoas, hoje CEFET, onde ministrou a disciplina Desenho Técnico e Projetos Elétricos, mas ele conta que aos 4 anos de idade já revelava seu potencial como artista, por que ao invés de escrever as lições de escola, ele ficava as desenhando.
Seu trabalho é dividido em três momentos. O primeiro foi dedicado aos trabalhos com tinta a óleo sobre tela. O segundo momento com texturas em paredes e tinta acrílica em MDF (madeira). Já o terceiro momento é o atual onde o artista dedica-se a esculturas de paredes, usando volumetria de figuras geométricas com vários trabalhos ligados à arquitetura moderna. Entre essas obras, está o trabalho doado à presidência da Ceal, que se pode conferir na recepção da Presidência.
O artista plástico já realizou três exposições de acordo com as diferentes fases de seu trabalho. A primeira foi no ano de 1995 na sede da Ceal, quando ainda era funcionário. Seus colegas foram os primeiros a valorizar e incentivar seu trabalho. “Tenho muita saudade e apreço por muitos colegas da Ceal entre eles João Berchmans, a artista plástica Girlene, Ana Bentes, Ana Monteiro, Gildete Medeiros e Wólia”, relembra Josué. A segunda exposição foi realizada no CEFET, onde era professor do curso de Eletrotécnica e a terceira aconteceu em 1999 no Museu da Imagem e do Som (MISA), onde ele teve oitenta por cento de suas obras vendidas.
J. Soares conta que ainda na terceira exposição, ocorreu um fato que jamais esquecerá. Foi quando o artista alagoano e arquiteto Alex Barbosa entrou na exposição e demonstrando intensa satisfação cumprimentou-o efusivamente, reconhecendo desta forma o valor artístico de seu trabalho. Foi a partir deste terceiro momento, que iniciou um trabalho direcionado a um público-alvo: os arquitetos.
Hoje, para o deleite de todos é possível encontrar as obras do assistido da Faceal Josué Soares em várias lojas de Maceió, bem como na Ceal e na recepção da própria Faceal. Além disso, o artista está concorrendo ao prêmio “melhores da maturidade” do Banco Real com sua obra “buquet de noiva”. 

by Com_Josineide last modified 26/12/2005 12:04

powered by Plone